Como o próprio nome já diz, esta é a área da medicina que atua especificamente na reparação e reconstrução de lesões na mão, cotovelo e punho. Esses cuidados incluem músculos, ossos, tendões e ligamentos, além dos nervos. É um tipo de residência médica com pré-requisito em ortopedia ou cirurgia plástica e tem três anos de duração.

- Desta forma, visa preparar médicos residentes para a prática de conceitos gerais de Medicina Interna, na área de urgências e emergências, cardiologia, gastroenterologia, nefrologia, pneumologia tanto em ambiente hospitalar como ambulatorial.
- É conhecido pelo aprofundamento científico e disponibilidade dos recursos tecnológicos mais avançados, além de permitir que os residentes tenham acesso a casos complexos e desafiadores.
- A Sociedade Brasileira de Clínica Médica registra publicamente que jamais se curvará a interesses de uns poucos em detrimento da coletividade.
- A Residência Médica exige médicos preceptores titulados, com reconhecido destaque técnico, estrutura física adequada, demanda de pacientes para apropriado treinamento e atividades sistemáticas de ensino/pesquisa.
- Os programas de residência médica são tutorados por supervisores e preceptores, os quais fazem parte do Corpo Clínico do HSI.
- Você também pode atuar em clínicas, hospitais, emergências e diversos outros contextos, dependendo dos seus interesses e competências desenvolvidas ao longo do curso.

As especialidades médicas do futuro são aquelas que evoluem na mesma medida em que o mundo se transforma. Considerada acima de tudo uma das principais especialidades do CFM, a Cirurgia Geral é pré-requisito para diversos outros tipos de cirurgia, além disso realiza-se a divisão em duas áreas, a Cirurgia Básica e o Programa de Cirurgia Geral. As possibilidades profissionais disponíveis para os médicos são inúmeras. Contudo, a variedade também pode tornar desafiadora a escolha de um segmento para tornar-se especialista. Logo após a primeira etapa, estabeleça umarotina de estudos, definindo os tópicos que mais precisam ser estudados e conferir as áreas mais cobradas pelas bancas. Além disso,elabore questões sobre os temas abordadospara auxiliar na fixação do conteúdo.
Como Funciona A Residência Médica
Isso inclui pacientes acidentados e que sofreram um trauma, assim como situações relacionadas a doenças, como infarto, AVC e outras adversidades desse tipo. Essa residência médica tem 3 anos de duração, sendo que o primeiro é dedicado a um estudo da clínica médica voltada para a Neurologia, enquanto que os outros 2 anos são específicos da área. Clínica médica é uma das principais residências em Medicina, não apenas pela ampla área de atuação do profissional formado, mas também pelo fato de que ela é um dos requisitos para diversas outras especialidades. Ao longo da residência, você terá uma carga horária de 60 horas semanais. informações a mais do curso pode variar de 2 a 4 anos, dependendo da especialidade que escolher — e essa carga horária inclui tanto atividades práticas quanto teóricas.
Qual A Rotina De Um Residente Em Clínica Médica?
As residências com acesso direto são aquelas que não exigem uma especialidade prévia. Em outras palavras, assim que sair da faculdade e obter o registro, o graduado já pode prestar a prova para iniciar uma das especialidades. Os residentes em clínica médica, de maneira geral, passam por atividades ambulatoriais, de emergência e hospitalares. Também têm os rodízios em especialidades e as atividades acadêmicas e de pesquisa. A residência em clínica médica é o programa de residência que possui o maior número de vagas e é uma das residências mais concorridas do Brasil. Este texto foi escrito com o propósito de ser um guia para os alunos de medicina e médicos que se sentem inclinados naturalmente a alguma das áreas nele citadas, mas querem entender quais são as residências médicas mais concorridas.

O curso tem a participação do professor Dr. Marconi Meira CRM 6801, especialista em cirurgia geral e do aparelho digestivo, com mais de 40 anos de experiência na área médica. A residência em Ginecologia e Obstetrícia é de acesso direto e possui três anos de duração. Como mencionamos, existem mais de 55 tipos de residência médica autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina .